top of page
  • Foto do escritorRaipe Comunicação e Design

Tendências da comunicação para 2021

Atualizado: 6 de jan. de 2021

O ano está começando e você quer que a sua empresa saia na frente, né? Para conseguir se antecipar e fazer com que o seu negócio esteja sempre atualizado, é necessário estar ligado nas tendências. No post de hoje vamos falar um pouco sobre as principais tendências da comunicação para 2021!



Ativismo de marca


Uma das principais tendências é o ativismo de marca. Isso porque observamos várias marcas que decidiram abraçar causas específicas, incorporando isso em seus valores. Esse detalhe é importante, já que a comunicação precisa transmitir verdade.


Casos como a Ben & Jerry’s defendendo a bandeira da sustentabilidade, a Nike tendo como garoto-propaganda o jogador de futebol americano e ativista contra o racismo Colin Kaepernick, além do Bradesco se posicionando a favor da diversidade serão cada vez mais comuns, até pela cobrança dos consumidores. Incluir a sua empresa nos debates travados pela sociedade será uma forma cada vez mais comum de aproximar a sua marca do consumidor.


E-commerce


Outra tendência é a otimização das redes sociais para compras. Se a sua marca trabalha ou pretende trabalhar com o e-commerce, investir nessa área será fundamental. As redes sociais em 2020 ganharam ainda mais fôlego. O isolamento social gerado pela pandemia fez com que os negócios enxergassem no modelo de vendas online uma plataforma essencial. Para se ter uma ideia, 72% dos usuários do Instagram dizem que compraram um produto que viram no aplicativo.


Para isso, aprimorar a presença nas redes sociais é primordial. Uma boa maneira de fazer isso é marcar produtos em postagens e stories para incentivar o comportamento de compra e tornar mais fácil para os usuários adquirirem diretamente. Além disso, as ferramentas "shop", disponibilizadas por Facebook e Instagram, podem fazer com que os seus seguidores se tornem seus consumidores em apenas alguns cliques.


Vídeos curtos


Se você está em dúvida se a sua marca deve investir na produção de vídeos curtos, nós podemos te ajudar. Em 2020, o TikTok teve um crescimento exponencial em 2020, atingindo a marca de 2 bilhões de downloads. Esse crescimento fez o Instagram se mexer e investir pesado no formato "reels", como forma de concorrer com o TikTok nesse nicho de vídeos de até 1 minuto.


Ambas as plataformas incentivam a criação de vídeos inusitados, de cortes rápidos e com mensagens diretas. O crescimento do formato é uma das tendências para a comunicação em 2021, com as marcas investindo cada vez mais nessa comunicação descontraída com o seu público.


Podcasts como estratégia de marketing e difusão de conteúdo


Os podcasts realmente se destacaram este ano e não parece haver sinais de desaceleração. Em abril de 2020, havia, em média, 30 milhões de episódios de podcast disponíveis para transmissão. Esse número impressionante é ainda mais destacado pela comparação com os 18,5 milhões de episódios de podcast em 2018.


Os podcasts são uma maneira conveniente para os consumidores obterem informações durante seu deslocamento diário, enquanto treinam, cozinham ou em outros momentos em que a leitura pode ser difícil. Isso sem se esquecer do apelo do toque pessoal e autêntico do conteúdo sonoro.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page