top of page
Foto do escritorRaipe Comunicação e Design

Gestão financeira. Veja alguns erros simples e bastante comuns!


Sempre que conversamos com algum/a empreendedor/a sobre finanças, a pergunta básica que costumamos fazer é: você estabeleceu um pró-labore para você?


É algo muito básico em qualquer empresa, definir um salário para os sócios. Mas, é surpreendente quantas pessoas nem sabem o que é um pró-labore!


Em geral, muitos/as empreendedores/as iniciantes (outros até mais experientes) acham que a sobra do mês é a remuneração deles/as. Ou seja, após retirados os custos e as despesas, o que sobra vai para o bolso. Está errado!


Mas, esse é um exemplo de erros básicos que se vê quando o assunto é gestão financeira. Mas, há outros. Um deles é a precificação dos produtos ou serviços. Há toda uma fórmula para se chegar ao preço ideal. Mas, boa parte das/os empresárias/os fazem isso de maneira empírica. As vezes funciona, mas já vimos casos de empresas que não vendem, simplesmente porque os preços praticados estão fora da realidade do mercado.


Como regra, pouquíssima gente mantem algum controle financeiro do negócio. Coisa básica mesmo, como uma planilha de entradas e saídas diárias. De quando em vez, entrega-se um pedacinho de papel a um funcionário para anotar o movimento diário do caixa. Triste, errado e arriscado!


Os exemplo são muitos. Aqui, listamos apenas alguns casos bem simples de má gestão financeira. Escolhemos situações comuns para demonstrar como os erros nessa área podem ser mais triviais do que se imagina. Porque um pequeno valor que desparece do caixa, pode levar ao desconto no salário do funcionário sem treinamento (e sem culpa), que culminará num processo trabalhista por assédio moral.



Portanto, fique atenta/o. Dedique tempo à gestão financeira do seu negócio. Procure apoio profissional, use controles e dedique parte do seu tempo diário ao acompanhamento das suas finanças. Pois, em se tratando de finanças, nunca é demais repetir que o barato pode sair muito caro para o seu negócio. Se precisar, fale com a gente. A Raipe tem mentorias acessíveis aos micro e pequenos empreendedores/as.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page