A dúvida sobre o que é uma identidade visual é muito comum, por isto o conceito é bastante buscado no Google. Por isso, decidimos explicar bem explicadinho para jogar mais luz sobre o conceito.
Quando se fala de marca, existem vários nomes aos quais a gente gosta de se referir: é logo, é logotipo, é marca, é logomarca, é identidade visual... a confusão é grande! Mas, afinal, o que está certo? O que essas palavras significam? Vamos por partes.
Logotipo é a representação gráfica do nome de uma organização e a "logomarca" é desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Ou seja, a tipografia e o desenho que compõem a marca, respectivamente.

Já a identidade visual é o universo visual que compõe uma marca. O conceito vai além do símbolo ou da tipografia. Por exemplo, você saberia identificar a diferença entre uma loja da Subway ou da Mcdonalds sem precisar olhar a marca na entrada? Ou você saberia se entrou numa loja da Riachuelo ou na Renner só pela organização visual do espaço? São esses elementos que vão além da marca. Eles identificam o ambiente onde você está, dando a sensação de conhecimento e confiança.

A padronização de elementos como cores, formas, texturas e tipografias são essenciais para expressar a personalidade e se conectar com maior facilidade ao seu cliente. Sua marca é delicada e feminina ou esportiva e radical? Sua marca é infantil e divertida ou séria e formal? Tudo isso será determinado pela construção de uma boa identidade visual.
Opmerkingen